"Na pintura como na literatura, o grande sucesso
é assegurado à mediocridade, à feliz mediocridade
que põe o espectador e o artista no mesmo plano"
(Diderot)

Toda semana uma história diferente pra você!

 

La Rosa Purpura de Madri

Viagem de negócios é um excelente business para os homens. Nós, as mulheres, se não somos a secretaria ou amante , acabamos sobrando . Eu, particularmente sobro duas vezes. Além de esposa , assumo a única diretoria feminina numa empresa familiar . Triste destino.
Quando meus irmãos inventam uma Feira ou Congresso no exterior eu tremo. É claro que eles sempre inventam uma desculpa para não me levar, que vai desde a falta de verba para um quarto single; a cumplicidade masculina com o cunhado, meu marido e até , pasmem, a chantagem :
- Depois a gente paga prá você e a mamãe uma excursão de lazer. Você vai adorar ....
Observem a esperteza. Com uma única viagem ( uma excursão paga em 30 vezes no cartão de crédito) eles matam dois coelhos de uma tacada só. Fazem média com a mãe e calam a boca da irmã. É isso que eu realmente chamo de prepotência masculina . Pensam que a gente tem QI de ostra.
Mas essa eu não caio mais, não, deixa estar, - penso astutamente enquanto atendo o interurbano da Espanha . -Libertad para las mujeres !
- Oi, Ricardo, porque tão tarde ? Eu te liguei logo as sete...
- Ola, hermanita , sabe como é ....fomos jantar. Aqui em Madri 10 horas da noite é dia , a gente se enga..... (soluço)
Percebo que o vinho espanhol deve ser muito bom ...
- Mas como estão as coisas por aí, Magu ?
- Ótimas, fora as duplicatas a pagar, os clientes que não pagam, os funcionários carentes, os juros bancários que chegaram em Júpiter anteontem ... No mais está tudo bem, fora o frio do caramba . Ah, o carro de entrega fundiu o motor e as instalações do Banco do Brasil mal começaram...
Meu irmão nem se abala .
- Frio ??? Pero acá está muito calliente ... Madri é barbara, tem a melhor vida noturna da Europa, bares, restaurantes, boates. Mujeres , castanholas ... La noche madrilena es divina.
- Ah .
- Quando eu voltar a gente vê uma excursão prá você vir no verão com a mam....
- Vai si fudê , vai ....
Encerro a conversa que me deprime profundamente .
- E acho bom você ligar para la esposita , purque hoy é dia de los namoraditos si ti recuerdas.
A reação é genial, parece um balde de água fria .
- Porra , me esqueci ... E como é que eu vou telefonar pra ela numa hora dessas ...
- Fala que são só 6 horas da tarde, oras. Você acha que mulher sabe calcular fuso horário? Ou então diz que foi acordado por uma serenata flamenca .
- Claro, no prédio vizinho .-
- E que bateu uma saudade incrível e você teve que ligar a essa hora da madrugada .
- Lógico que ela vai acreditar . Ah, se não fosse a irmãzinha para te lembrar .... - Desligo o telefone apaziguada pela vingança .
Madri.... Nem me lembro mais como é que é. Estive lá há muitos anos, quando era adolescente. Minha única recordação é de parques belíssimos e do Museu do Prado, salas e salas das pinturas escuras e um tanto macabras de Velásques . Ah, tinha Bosch, também, uma viagem nas telas coloridas e cheias de detalhes surrealistas .A vida noturna de Madri eu desconheço completamente, mas pôr que não conhecer ?
- Amor, vamos para Madri, qualquer dias desses ? Dizem que a vida noturna lá é genial. - convido o meu marido durante o jantar .
- Tenho um congresso na Espanha mês que vem. O Lorenzetti vai levar a secretária. Magu, meu amor, Madri é uma cidade para se ir com secretárias. - ironiza meu marido . - Porque você não vai para a Disney com a sua mãe e as crianças?
É a gota d´agua.
- Bom, você é que manda. Eu vou para Madri. E pelo que a minha medíocre inteligência feminina apreendeu , Madri é uma cidade para se ir com amantes. Não diga que eu não te convidei.
Saio da mesa revoltada pela cena de chovinismo explícito.
- E você foi o primeiro - berro do corredor.
Vou para Madri. Vou mesmo , vocês vão ver. E sem mamãe nem crianças . Chega de vida noturna em quarto de hotel . Chega de assistir todos os filmes de televisão em Roma . Cinema Paradiso eu vi duas vezes, na RAI Uno e RAI Due . A BBC de Londres, conheço a programação de cor ... Assisti até documentário sobre a alimentação dos ursos Panda na província de Huan Phen . Paris, então foi catastrófico . Tive que pegar um desses sight seeings noturnos bem estúpidos, de americano, para conseguir ver a cidade Luz iluminada. Minha mãe teimava em voltar para o hotel antes de escurecer . Não . Para mim basta . Libertad. Nunca mais quero escutar a voz cretina do locutor da CNN:
This is CNN International.
Vou para Madri. Vou sair todas as noites. Voy a beber, a bailar , a namorar. Una mujer sola en las noches madrilenas .
Mejor . Vou convidar o Vampirão. O Vampiron da Internet. Aquele, que é sósia do Brad Pitt. Porque não? Mando um e-mail prá ele.

From : Magu
To : Vampiron

Conoces Madri?

Ele não vai resistir, claro.

Ah, o vampiron. O melhor seria encontra - lo lá. Numa dessas casas noturnas, a meia luz. Ele chega ao som das guitarras, como naquele quadro de Velasques , a capa preta envolvendo seu corpo forte e másculo , o ar meio dark combinando bem com a sua palidez sexy .
Eu estou linda, num vestido preto , curto e justo. Os grandes brincos de argola emolduram meu rosto bem maquiado. A rosa vermelha do centro da mesa exala um perfume , que não é bem de rosas lem bra mais gardênia ( ou seria Carolina Herrera ?). De todo jeito, irresistível.
Ele aproxima-se da mesa hipnotizando-me com o olhar transparente, e me fala naquela voz inebriante, profunda :

- Acessas la Internet?
- Vampiron, qui surpresa ...
- Quieres conocer mi site in Madri?
- Si, peró acá ,no tiengo acesso a la rede ...
- Bamos a mi habitacion, yo tengo un notebook de ultima generacion.
- Solo un notebookzito? ...
- Pero con un processador Pentium II de 600 megahertz
- Ohhhhh....
- E 24 horas de acesso gratuito a la rede
- 24 hueras de acesso. Gratuito??? Uau, bamos logo.
- Si, mas antes un tango e una cuba libre.
- Mas vampiron, estay confundindo, estamos in Madri, no hay tango in Madri, e Cuba non és libre .
- Tanto hace, mujer de mi vida, tanto hace. Mismo con todos los acessos impedidos el site de la imaginacion ainda es libre e gratuito . Hasta Bill Gates probar lo contrario.

(Magu Matos)

angie@mandic.com.br

VOLTAR


[Página Principal] [Poesias] [Novos Poetas] [Musicalidade] [Biografias] [Poeta do Mês]
[Cartões Virtuais] [Contos e desContos] [Mensagens de Otimismo] [Notícias Poéticas]